HISTÓRIA DA CONVENÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Como se organizou a maior Igreja Evangélica do Brasil

A primeira Convenção Regional da Assembleia de Deus ocorreu sob a liderança da igreja em Belém, de 18 a 22 de agosto de 1921.

O encontro aconteceu na Vila São Luís, hoje Caripi, município de igarapé-Açu (PA). Foi a primeira reunião oficial de trabalho dos líderes da igreja no Brasil. Embrião da Primeira Convenção Nacional da Assembleia de Deus.

A oficialização das convenções estaduais ocorreu em 1935, durante a 35a Convenção Geral, realizada em João Pessoa, Paraíba.

Convém frisar que no começo havia uma resistência pela transformação de ministérios em convenções. Isso foi uma evolução gradativa.

A fundação de uma Convenção Nacional

A primeira convenção Nacional da Assembleia de Deus foi criada em 1930. De 5 a 10 de setembro desse ano, por iniciativa de obreiros nacionais, líderes reuniram-se em Natal, RN, para discutir como ficaria a liderança nacional da igreja. Até o momento, a igreja estava sob administração dos missionários.

Como resultado, os missionários deliberaram entregar a direção das 160 igrejas existentes – algumas com mil membros – e todo o seu patrimônio aos brasileiros, sem nenhum custo. Anunciaram que dedicariam seus ministérios à evangelização do Sul, praticamente descoberto.

 

Voz da Assembleia de Deus

Em 2018, o Voz da Assembleia de Deus é criado para resgatar o valor da comunicação ampla, aberta e participativa que sempre foi a marca na Assembleia de Deus no Brasil; porem agora o Voz da Assembleia de Deus também toma forma digital e e através de um portal na internet para acessibilidade gratuita e de todos, e outros formatos de comunicação como programa de TV Nacional e Rádio.

Voz da Assembleia de Deus impacta o Brasil de forma rápida e eficaz, se aproximando dos pastores mais simples e diminuindo a distância de um país continental como o Brasil.

CADB – Convenção Nacional da Assembleia de Deus

A Convenção Nacional Da Assembleia de Deus – CADB, resgata os valores detalhados no primeiro estatuto da Convenção da Assembleia de Deus em 1946, fazendo um resgate histórico do papel real da Convenção e ao mesmo tempo dando dinamismo para um tempo acelerado como o atual. O preambulo do estatuto da CADB descreve com perfeição o papel da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil:

  1. REAVIVAR o movimento pioneiro de congregar e congraçar ministros da Assembleia de Deus;
  2. AFIRMAR nossa submissão à autoridade da Bíblia e à verdade centenária dos laços históricos e indissolúveis com a Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Brasil; e
  3. COMPARTILHAR os propósitos e princípios que regeram tanto as reuniões ministeriais, ocorridas em Belém do Pará desde 1911, como as reuniões convencionais, realizadas a partir de 1921, cujos valores foram também esposados pelos ministros presentes na aprovação do primeiro estatuto da Convenção da Assembleia de Deus, de 25 de outubro de 1946.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! SOMOS ASSEMBLEIA DE DEUS!

BAIXE AGORA O

ESTATUTO DA CADB!

conheça nossa visão, missão e propósito.