[VÍDEO] ASSISTA COMO TUDO COMEÇOU

Baixar Ebook - História da Assembleia de Deus

BAIXAR EBOOK AGORA

DE BELÉM PARA TODO BRASIL

Formação da Assembleia de Deus no Brasil

REGIÃO NORTE

CADB - Assembleia de Deus Pará
CADB - Assembleia de Deus Roraima
CADB - Assembleia de Deus Amapá
CADB - Assembleia de Deus Amazonas
CADB - Assembleia de Deus Rondônia
CADB - Assembleia de Deus Acre
CADB - Assembleia de Deus Tocantins

REGIÃO NORDESTE

CADB - Assembleia de Deus Ceará
CADB - Assembleia de Deus Rio Grande do Norte
CADB - Assembleia de Deus Paraíba
CADB - Assembleia de Deus Alagoas
CADB - Assembleia de Deus Pernambuco
CADB - Assembleia de Deus Maranhão
CADB - Assembleia de Deus Bahia
CADB - Assembleia de Deus Sergipe
CADB - Assembleia de Deus Piauí

REGIÃO SUDESTE

CADB - Assembleia de Deus Espírito Santo
CADB - Assembleia de Deus Rio de Janeiro
CADB - Assembleia de Deus São Paulo
CADB - Assembleia de Deus Minas Gerais

REGIÃO SUL

CADB - Assembleia de Deus Rio Grande do Sul
CADB - Assembleia de Deus Paraná
CADB - Assembleia de Deus Santa Catarina

REGIÃO CENTRO-OESTE

CADB - Assembleia de Deus Goiás
CADB - Assembleia de Deus Mato Grosso
CADB - Assembleia de Deus Mato Grosso do Sul
CADB - Assembleia de Deus Distrito Federal

HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

Como iniciou o maior movimento pentecostal do mundo

ANTECEDENTES EM SOLO AMERICANO

Na virada do século XX, Deus trouxe um grande despertamento em várias partes do mundo. Oração, vida de santidade e valorização da Palavra estavam no epicentro desse mover. Nos Estados Unidos, muitas igrejas foram renovadas.

Agnes Ozman (1870-1937), uma jovem de 18 anos, aluna de Charles Fox Parham na Bethel Bible School, em Topeka, Kansas, foi a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo.

A data é 1o de janeiro de 1901. Em Los Angeles, Califórnia, o movimento pentecostal ganhou fama através da missão da Rua Azusa, 312, sob a liderança do pastor William Joseph Seymour (1870-1922).

Por sua vez, Chicago, tornou-se um centro irradiador do pentecostes para o mundo. Vários pioneiros do avivamento mundial foram influenciados pelo derramar do Espírito Santo em igrejas dessa cidade. Entre eles, Daniel Berg e Gunnar Vingren.

DANIEL BERG E GUNNAR VINGREN – CHAMADO

Em 1902, Daniel Gustav Högberg, um jovem sueco de 18 anos de idade, viaja para os Estados Unidos à procura de trabalho. Ano seguinte, é a vez de Adolph Gunnar Vingren seguir o mesmo destino, aos 23 anos.

“Ali, sem se conhecerem e morando em cidades diferentes, são preparados por Deus para uma grande obra”

Daniel Berg é batizado com o Espírito Santo em 1909 durante o regresso de uma visita à Suécia. Gunnar Vingren é batizado com o Espírito Santo em novembro de 1909 enquanto participa de uma conferência na Primeira igreja Batista Sueca, em Chicago.

Certo dia, Berg e Vingren foram visitar um membro da igreja chamado Olof Adolf Uldin. Ali, enquanto oravam, o Espírito de Deus veio poderosamente sobre o grupo. Uldin profetizou que Daniel Berg e Gunnar Vingren seriam enviados ao “Pará”, onde pregariam os rudimentos do Evangelho a um povo simples.

VIAGEM PARA BELÉM DO PARÁ

Gunnar Vingren e Daniel Berg foram a uma biblioteca pública. Localizaram o “Pará” junto à linha do Equador, encravado na floresta amazônica. A missão agora tinha rumo.

A igreja local levantara uma pequena oferta, suficiente apenas para que chegassem à Nova York, lugar de onde embarcariam para o Brasil.

Ressalte-se que Daniel Berg e Gunnar Vingren não foram enviados por nenhuma junta missionária. Logo, não tinham a segurança de qualquer sustento. Eles confiaram exclusivamente no cuidado divino. Somente anos mais tarde passariam a receber auxílio financeiro da igreja Filadélfia, na Suécia.

Sem muitos recursos, Daniel Berg e Gunnar Vingren viajaram de terceira classe. O porão, sem nenhuma ventilação. Não havia cadeiras. A comida era péssima. Uma concha de sopa e uma fila interminável. O chão fora recoberto de serragem pela companhia, querendo poupar serviço de limpeza com passageiros que enjoassem a bordo. Assim viajaram os fundadores da Assembleia de Deus.

PRIMEIROS DIAS NO BRASIL

O velho Clement aportou em Belém na tarde de 19 de novembro de 1910, um sábado ensolarado. Quando os primeiros brasileiros subiram a bordo, Daniel Berg e Gunnar Vingren escutaram o idioma português.

Emocionados, reconheceram a voz que o Espírito de Deus falara nos Estados Unidos. Um casal que conheceram no navio aproximou-se e, falando inglês, orientou os missionários a pernoitar numa modesta pousada na Rua João Alfredo.

Pela manhã, refeitos, Daniel Berg e Gunnar Vingren encontraram no hotel um jornal publicado por um pastor metodista. O pastor era Justus Nelson, obreiro que Vingren conhecera nos Estados Unidos. Resolveram procurá-lo.

Muito receptivo, Justus Nelson conduziu os missionários até a Rua João Balby, 406. Aqui, localizava-se o templo da Primeira igreja Batista do Pará. Os missionários foram recebidos pelo evangelista Raimundo Nobre. Tocado, Nobre ofereceu-lhes o porão da igreja ao custo individual de um dólar diário, incluindo a alimentação.

O PRIMEIRO BATISMO E O DESLIGAMENTO

Na Igreja Batista dentre os crentes mais entusiasmados com a promessa de Atos 2, estava Celina Martins Albuquerque, 34 anos, professora da Escola Dominical.

Celina Albuquerque estava acamada quando os missionários a visitaram em sua casa, na Rua Siqueira Mendes, 67. Sofria provavelmente de câncer nos lábios.

Celina foi plenamente curada. Esse fato levou-a a pedir com insistência o glorioso batismo. Era uma hora da madrugada de uma quinta-feira, dia 8 de junho de 1911, quando Celina Albuquerque falou novas línguas.

Foi, como sabemos, a primeira pessoa brasileira a receber a promessa. O mover de Deus era evidente. Libertação. Curas. Milagres. O propalado recebimento da promessa pentecostal por membros da igreja Batista foi o estopim.

A liderança local, que não fazia essa leitura, não estava mais disposta a tolerar. Nessa hora, Raimundo Nobre pediu que os partidários do ensino pentecostal levantassem a mão para que a igreja os excluísse por incompatibilidade doutrinária. Segundo a Ata 222 da Primeira igreja Batista do Pará, ficaram de pé 13 irmãos e os dois missionários.

FORMAÇÃO DA IGREJA

Com o desligamento, os irmãos ficaram sem lugar para reunir. Por direção divina, Henrique e Celina Albuquerque ofereceram a sala de sua casa, na Rua Siqueira mendes. E foi justamente ali, no lugar do primeiro batismo com o Espírito Santo, que haveria de nascer a maior obra pentecostal dos últimos séculos.

“A data de fundação da Assembleia de Deus é 18 de junho de 1911, um domingo”

A data de fundação da Assembleia de Deus é 18 de junho de 1911, um domingo. Nesse dia, a igreja organizou-se sob o nome missão da Fé Apostólica. Durante quase sete anos, a igreja utilizou informalmente o nome Missão da Fé Apostólica.

Esse período incluiu parte do ministério de Samuel Nyström, que chegou a Belém em 1916. O nome Assembleia de Deus não é original do Brasil. Tampouco todas as igrejas no mundo com essa designação nasceram da missão de 1911. Em 4 de janeiro de 1918, com auxílio de Samuel Nyström e Daniel Berg, Gunnar Vingren registrou o primeiro estatuto da igreja.

Em 8 de novembro de 1914, os irmãos mudaram para o seu primeiro templo livre. A igreja situava-se na Travessa 9 de Janeiro, antigo no 75. O imóvel foi comprado em 17 de setembro de 1917. A Assembleia de Deus funcionou nesse endereço até 30 de outubro de 1926, quando o pastor Samuel Nyström transferiu a sede da igreja para a Travessa 14 de março, atual sede do Templo Central da Igreja Mãe.

PORQUE DEUS ESCOLHEU BELÉM DO PARÁ?

Em 1910, pela sua posição geográfica e econômica, Belém representava a porta de entrada do Brasil. Vivíamos o auge do Ciclo da Borracha, com exportações que, em importância, podem ser comparadas às de São Paulo nos dias atuais.

Não obstante o aspecto econômico do Pará, quem olhasse pelos olhos da razão, escolheria o Sul para começo de uma obra de evangelização. lá, estava o centro político do País (Rio de Janeiro), as cidades mais desenvolvidas e as condições de clima e cultura mais parecidos com a vida na América do Norte e na Europa.

Deus sempre enxerga à frente dos homens. Ele sabia que uma evangelização do Sul para o Norte seria complicada, pois, sendo a Amazônia um lugar atrasado e difícil, é provável que os pioneiros, ocupados com a grande concentração populacional daquela região, retardassem em muito a evangelização do Norte.

A prova disso é que existem centenas de igrejas e ministérios que, tendo origem no Sul, jamais alcançaram o Norte do país. Então, Deus viu que era mais fácil a mensagem pentecostal “descer” o território nacional a partir do ponto considerado mais crítico.

Baixar Ebook - História da Assembleia de Deus

BAIXAR EBOOK AGORA

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! SOMOS ASSEMBLEIA DE DEUS!

História da Assembleia de Deus - ebook gratuito!

mais de 50 páginas com fotos e dados históricos