Como Estabelecer Novos Alvos

Como estabelecer novos alvos para sua vida em 2019? 

Um desenho do Snoopy descreve bem a estratégia “infalível” que algumas pessoas acabam seguindo na vida. Charlie Brown estava praticando arco e flecha no quintal de casa. Em vez de mirar em um alvo específico, ele atirava as flechas a esmo na cerca de madeira e, em seguida, desenhava um alvo cujo centro era onde a flecha havia atingido. Lucy lhe perguntou: “Por que você está fazendo assim?” E Charlie Brown, sem nenhum constrangimento, respondeu: “É que desta maneira eu jamais erro!”

           Infelizmente essa é a mesma lógica utilizada por alguns. Não importa bem aonde querem chegar, contanto que cheguem a algum lugar, pois esse será sempre o seu alvo. Há um velho ditado popular que expressa bem esse resultado: “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho leva, e não chega nunca”. 

            Decerto, estabelecer alvos coerentes nos faz crescer na vida. Mas quais são esses novos alvos e como alcançá-los?

            Normalmente as pessoas fazem planos, desenvolvem estratégias e, depois, se lançam à empreitada de galgar melhores posições na vida. Se não conseguem, sentem-se desanimadas e sem forças para prosseguir, com a nítida sensação de viverem a mesmice de um fracasso ambulante.

            Penso que antes de pensar em novos alvos, deveríamos primeiro descobrir o porquê de não termos alcançado os alvos antigos. O problema é que começamos perguntando por onde deveríamos terminar.

           A primeira pergunta é: O que está me impedindo de alcançar os alvos e crescer? 

           O que quero dizer é que, se eu estou tratando de crescimento (em qualquer área), estou enfocando algo que acontece de modo substancialmente natural. Por exemplo, se uma criança não está crescendo, não adianta ficar engendrando planos para que cresça. É necessário primeiro descobrir o que a está impedindo de crescer. Se ela é bem nutrida, vive em um ambiente de normalidade familiar, então é normal que cresça. No entanto, se há algo errado, e se ela não cresce, deve estar doente ou tem algum problema grave.

             Em geral, assim é também na vida. Se a pessoa não está crescendo numa área específica, antes de pensar em crescer, deve procurar descobrir o que a está impedindo de fazê-lo normalmente. Em seguida deve dedicar-se a restabelecer os alvos que a farão crescer.

             Entre uma coisa e outra é fundamental depender da ajuda de Deus, pois Ele é bondoso e “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Ef 3.20).

Há pessoas, contudo, que preferem não contar com Deus, e pensam que podem estabelecer e atingir sozinhas os alvos que quiserem. A essas pessoas, Tiago, irmão do Senhor, adverte: “Agora escutem, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.13).

             Uma boa maneira de evitar coisas erradas na vida e saber qual o caminho certo é buscar orientação da Palavra de Deus, em meditação e oração. Faça, portanto, da Bíblia a sua bússola, pois ela é “lâmpada para os pés e luz para o caminho” (Sl 119.105).

             Depois de estabelecer os novos alvos para sua vida, busque orientação e força no Senhor para viabilizá-los: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Pv 16.1). Aconselhe-se também com os mais experientes, pois “os planos mediante os conselhos têm bom êxito” (Pv 20.18).

    Que em 2019, o Senhor abençoe seus planos e as obras de suas mãos. 

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém 

Deixe um comentário